Começa a 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos
Satiro Sodré/AEO mesa-tenista Hugo Hoyama foi o responsável por comandar o desfile da delegação do Brasil
O primeiro país a desfilar em Guadalajara foi a Argentina, sede da primeira edição do Pan em Buenos Aires-1951. O Brasil foi a décima delegação a aparecer no Omnilife, com o mesa-tenista Hugo Hoyama como porta-bandeira. Trajando camisas verdes, amarelas e azuis, os atletas desfilaram com bandeiras brasileiras e mexicanas nas mãos. Hoje, o primeiro dia de competições do Pan-americano de Guadalajara tem dois grandes destaques e esperanças de medalhas do Brasil. Brasileiro com mais ouros da história, o mesatenista Hugo Hoyama começa o torneio masculino por equipes, às 13h (no RN). Um pouco antes, ao meio-dia, o recordista de títulos em uma mesma edição, Thiago Pereira, cai na água para as eliminatórias dos 400m medley.
O principal objetivo de Thiago é superar Hugo Hoyama. Para isso, o nadador do Corinthians vai repetir o programa do Rio de Janeiro, em 2007, que lhe rendeu seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Ele ainda disputa os 200m medley, os 100m e 200m costa e os 200m peito, além dos revezamentos 4x100 e 4x200m livre e 4x100m medley.
Nos 400m medley, ele detém o sétimo melhor tempo do ano e o melhor entre os que estão em Guadalajara (4min41s58). Diogo Yabe é o outro brasileiro da prova, com a quarta melhor marca (4min21s49), atrás dos norte-americanos Robert Marsalis e Conor Dwyer. "Não fico escolhendo o dia. Por isso, nadar no primeiro dia também é bom. Quero baixar meus tempos e lutar por medalha", declarou.
A esperança da natação também é ganhar a primeira medalha de ouro feminina da modalidade na história. A chance virá nos 100m borboleta. Daynara de Paula tem o segundo melhor tempo entre as inscritas para o Pan (58s56), atrás apenas da norte-americana Claire Donahue (58s05). Ela, Flávia Delaroli, Michelle Lenhardt e Tatiana Lemos disputam o revezamento 4x100m livre com chances de vencer.
Hugo Hoyama também tem uma medalha de prata e quatro de bronze, somando 14 no total. Ele está inscrito nos torneios por equipe e simples. Neste sábado, joga ao lado de Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. Serão realizadas a primeira, a segunda e metade da terceira rodada.
No fim do dia, o vôlei feminino do Brasil entra em quadra comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, que busca o único título que esse time ainda não tem. O primeiro adversário será a República Dominicana, que tem o respeito das jogadoras, embora não possa ser considerada uma das favoritas.
O Handebol das meninas começa a busca pelo tetracampeonato e pela vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012, às 15h, contra os Estados Unidos.
No último dia 8, em Baku (no Azerbaijão), o baiano Everton Lopes conquistou um inédito título mundial ao Brasil no boxe (na categoria meio médio ligeiro). Ontem, o pugilista desembarcou em Guadalajara para a participação nos Jogos Pan-americanos. Embalado, o brasileiro visa à medalha de ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário